O livro Os Melhores Contos de Fada Celtas é uma coletânea de 24 contos folclóricos e autorais de diversos países onde a forte influência dos antigos povos celtas/gauleses deixou até os dias de hoje vestígios de sua civilização na arte e cultura desses países (atuais Inglaterra, Irlanda, Escócia, França e outros próximos).

Dos 24 contos, alguns datam de tempos anteriores à cristianização dos países celtas, que foram passados oralmente em gaélico até terem sua primeira versão escrita na Idade Média (como o Mito de Deirdre), enquanto o mais recente teve sua primeira publicação em 1910 (O Caçador de Focas e o Sereiano, de Elizabeth W. Grierson). Nesse livro, a atmosfera dos contos é bem próxima das histórias de cavalaria, porém com vários elementos mágicos e míticos da cultura celta e muitos finais felizes, principalmente se houvesse uma princesa envolvida.

Por ser uma edição de colecionador, o livro é dividido em uma primeira parte introdutória, na qual conta uma breve biografia de cada autor apresentado, e um prefácio escrito pelo pesquisador com uma também breve história sobre os povos celtas e suas histórias míticas (Alexandre apresenta suas fontes bibliográficas no final do prefácio). Depois o livro segue com os contos, com uma noveleta extra A Princesa Leve no final, seguida da lista de fontes de cada conto e dos agradecimentos aos colaboradores da coletânea, que foi um projeto financiado pelo Catarse.me.
A lista de colaboradores é enorme, e fico feliz de dizer que fui uma das colaboradoras desse projeto incrível.

Minhas história favorita é A Princesa Leve, de George MacDonald

O livro foi publicado pela Editora Wish em 2020. Possui imagens e artes belíssimas para ilustrar as histórias dos contos, o tamanho das letras é confortável e a tradução busca ser o mais próximo possível do texto “original”, optando em alguns casos por sacrificar a musicalidade de alguns trechos para dar mais precisão ao seu significado.

Não sei se essa edição ainda está à venda, mas de qualquer forma, acho a leitura de contos de fadas muito divertida e estimulante para a criatividade, tanto de crianças quanto de adultos.
Recomendo muito o livro! E, caso não consiga o livro, recomendo a leitura de contos celtas, com certeza!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *