É com alegria que compartilho minha participação no volume de estreia da Revista Héstia, publicada pela Koré Editorial, com meu poema Dos detalhes.

Clique aqui para ler a Revista

Clique aqui para ler meu poema

Abaixo, uma apresentação da Revista feita pela Editora:

No ambiente caseiro, microcosmo da realidade universal, estão contidas todas as atividades do homem, desde o nascimento, passando pelas primeiras descobertas – o andar, falar e pensar – até a sua expressividade madura, que ocorre em ressonância com o espaço. A casa é a própria identidade do sujeito, se revela como espelho dos movimentos de seu mundo psíquico e emocional, servindo-lhe ainda de roupagem para seus corpos. O lar é onde se encontra o coração e, mais do que isso, ele pulsa como um organismo vivo.

As casas refletem nossos interesses, crenças, temores, desejos e contam como nos sentimos em relação a todas as coisas, sejam elas internas ou representativas do mundo à nossa volta. A casa é muito mais do que o local onde nos protegemos e descansamos; ela proporciona um diálogo com o universo, como ponto axial de encontro do espaço/tempo.

Percebendo a importância do espaço doméstico na vida humana, deu-se início ao projeto que procura desvendar as relações entre casa e ser humano para a composição de um texto literário que resultou no livro Oikospoética: a tecelagem literária de retorno ao lar, contemplado no edital ProAC 19/2021. O primeiro número da Revista Héstia acompanha a proposta delineada no livro e lança como tema “a Casa como território existencial de criação do mundo”, oferecendo a outros autores a possibilidade de igualmente pensarem sobre casa-mundo-sujeito. Além disso, a Revista Héstia atende à proposta de contrapartida ao apoio recebido dos editais ProAC.

A Revista Héstia é, portanto, a possível proposta estética de ação no mundo. Recebemos textos dos mais variados autores brasileiros e agradecemos a todos que acreditaram em uma revista tão jovem e que decidiram colaborar com suas produções. Foram 130 textos recebidos e lidos pela equipe que atua na Koré Editorial, além de avaliadores convidados.
Desejamos que este não seja um volume único e que a revista possa ganhar vida longa, ampliando para outros temas de igual importância.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *