O Ecos Poéticos foi criado em 2020 por Beatriz Cândido, Daniela Laubé e outras membros. Entrei para a equipe de administração do coletivo ao lado das duas primeiras em meados de 2021 e agora, em abril de 2023, encerramos esse ciclo poético almejando expandir nossos caminhos individuais e torcendo para que cada membro encontre o seu. Guardo com carinho os aprendizados que tive ao lado dessas duas mulheres incríveis!

Segue abaixo nossa entrevista para a revista Cassandra, em 2021, apresentando o coletivo Ecos Poéticos.

Leia a entrevista completa aqui ou continue nessa página.

-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_

Criado em 10 de outubro de 2020, o Ecos Poéticos é um espaço de democratização da escrita e conexão entre autores. O coletivo nasceu de uma sensação de solidão coletiva e da vontade de pertencer a um grupo de escritores que privilegiasse a diversidade entre os membros e a rica troca de experiências literárias e criativas que só essa união pode oferecer.

Atualmente com cerca de 80 membros, o Ecos Poéticos concentra e divulga textos autorais de diferentes estilos, produzidos por pessoas com diferentes formações, camadas sociais e faixas etárias. Propomos desafios de escrita mensais para nossos membros a partir de algum tema e de referências variadas, como obras literárias, filmografias, artes plásticas e mesmo palavras únicas. Escrever sobre o novo ou reviver memórias também é parte do desafio, mas essas lentes ficam ao gosto do escritor. Vale ressaltar que todos os textos do perfil são inéditos e podem ser acessados aqui.

Em tempos de pandemia, o coletivo tem se tornado um porto seguro para muitos de nossos membros, que têm na escrita uma válvula de escape ou alento para enfrentar a dura realidade que se apresenta desde dezembro de 2019.

Unidos pela produção e pelas trocas, suscitamos o senso de pertencimento comunitário a uma rede de apoio, pelo qual acreditamos tornar o usualmente solitário trabalho dos escritores uma missão conjunta mais prazerosa.

Idealizadoras

Beatriz, Carollina e Daniela são as responsáveis por manter o coletivo a todo vapor. Cada uma das organizadoras possui funções pontuais pelas quais são responsáveis, mas todas trabalham juntas em diálogo com os membros, buscando sempre o melhor para o coletivo.

Beatriz Cândido

Beatriz Cândido é de São Paulo, trabalha como técnica de enfermagem e é poeta nas horas vagas, com participação em coletâneas e antologias. É a fundadora do coletivo Ecos Poéticos e responsável pela gestão de pessoas, contato com novos membros e organizações gerais do Ecos Poéticos nas redes sociais. Conheça o trabalho da autora aqui.

Carollina Costa

Carollina Costa é carioca e licencianda em Letras Inglês na UFRJ. Professora de inglês e escritora, Carol possui publicações em coletâneas e antologias, além de ser autora dos livros de poemas O Singular do Dual e 30 Dias 30 Poemas, publicados de forma independente. No coletivo, cria os layouts das imagens com os textos dos membros. Conheça o trabalho da autora aqui.

Daniela Laubé

Daniela Laubé é de Belo Horizonte, mãe, mediadora de conflitos e advogada apaixonada pela linguagem. No Ecos Poéticos, Dani é responsável pela interlocução com o público, apresentando as lives e os saraus. Autora do livro Preliminares, que será lançado pela Litteris Editora na próxima Bienal do Rio. Conheça o trabalho da autora aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *