Antes de compreender o que são os tratamentos holísticos é preciso entender o que é o conceito Holístico.
Visão holística da saúde
O ser humano possui uma estrutura complexa. Funcionamos com a combinação corpo físico, mente e emoção, que juntos geram nosso campo energético/eletromagnético (eletro: corpo; magnético: emoção). A visão do ser humano como esse conjunto de fatores é o que denominamos visão holística.
Esse campo energético/eletromagnético se expressa em nossas ações, no ambiente em que vivemos e na nossa saúde em seus quatro níveis (emocional, mental, físico e energético-sutil), podendo até mesmo impactar o campo energético das pessoas a nossa volta, sejam elas próximas do nosso dia a dia ou não.
Quando não reconhecemos nossa complexidade através do conjunto desses três corpos não conseguimos levar uma vida próxima do equilíbrio ideal para nossa saúde.
Lembrando sempre que: cada um de nós é único, portanto nossas necessidades são únicas.
Entenda como equilíbrio não aquele ideal de perfeição estereotipado, mas sim a conscientização dos nossos desequilíbrios. Ao nos conscientizarmos de nós mesmos, dos pontos fortes e dos sensíveis, estamos mais abertos ao crescimento interno, e é desse crescimento que vem o nosso cuidado e nossa saúde verdadeira.
Saúde não é calar os sintomas desconfortáveis do nosso corpo, nem os pensamentos destrutivos ou emoções incômodas, saúde é olhar para cada um desses elementos que por alguma razão fazem parte de nós neste momento e ouvir o que eles têm a nos dizer sobre nós mesmos. Só depois de os ouvir é que podemos cuidar deles – e de nós. Para isso é que temos os tratamentos holísticos, que são assim chamados por atuar nos sistemas físicos, nas emoções e na mente, buscando a saúde física e o bem-estar geral do indivíduo.
Holístico não é religioso
Holos vem do grego “todo”, enfatizando que há uma conexão entre tudo na existência e a visão terapêutica holística se baseia nessa conexão entre o universo interno do indivíduo e o universo externo que o rodeia: pessoas, natureza, ambientes, ideias… Sendo assim, a Terapia Holística é um tipo de tratamento que olha para o ser humano como o ser complexo que é, tratando-o em todos os seus três aspectos e isso nada tem a ver com conceitos religiosos.
Nessa visão terapêutica admitimos a existência de uma “força universal” onipresente (que aí cada um denomina como preferir) que ordena toda essa conexão, mas isso não tem nenhuma relação com seguir alguma religião específica. Você sequer precisa seguir uma religião para ter uma visão holística sobre o ser humano.
As Terapias Holísticas nada mais são do que métodos de medicina tradicional ancestrais (denominada atualmente de Medicina Alternativa) de diversas partes do mundo, como por exemplo a Medicina Chinesa, a Medicina Ayurvédica da Índia entre outras. São inúmeros os tratamentos e inúmeros os seus usos e resultados.
O nosso universo interno está conectado com a nossa vida diária no mundo externo o tempo inteiro, e reconhecer essa relação e sua complexidade é que torna sua visão uma visão holística da saúde e da vida.
4 thoughts on “O que é Terapia Holística?”