(Resenha 2020 – dia dos professores) A segunda resenha desse mês especial é sobre o livro Crônicas de quem ama ensinar e adora aprender, de Zenilda Ribeiro da Silva @zenilda.ribeiro.904 , com quem tenho a felicidade de partilhar páginas na antologia Mulheres Brilhantes Escrevem Poesia, da Editora Versejar📚


Zenilda é mestre em Letras pela UFCG/CFP, professora de língua portuguesa e escritora. Nesse livro, que foi lançado esse ano durante a pandemia, ela narra algumas situações que viveu ao longo de sua experiência em sala de aula e também algumas experiências fora de sala de aula que a fizeram refletir sobre o aprender e ensinar — seja lecionando, seja na vida diária. A linguagem é fluída, própria das crônicas, e como li a versão digital pude adequar o tamanho das letras para o meu conforto de leitura.

É possível sentir o amor que Zenilda tem por sua profissão/carreira/vocação em cada parágrafo. Muitos deles deixaram meus olhos marejados e meu coração transbordando de felicidade por ver profissionais dessa área tão zelosos pelo que fazem. Suas crônicas também me trouxeram muitas reflexões sobre a profissão e o forte impacto da figura do professor na vida de um aluno e vice versa.

Ensinar é de coração para coração. Nem as melhores máquinas poderiam substituir a pessoa do professor em contato com seus alunos. Seja em aulas presenciais ou virtuais, a conexão humana será sempre necessária para o aprendizado.
“Nesse nosso fazer docente, é preciso que sejamos humanos, cuidando de almas humanas, neste mundo que está cada dia mais desumano.” Trecho da crônica Autoavaliação.

Parabéns para todos os meus colegas de profissão pelo dia de hoje! 👩‍🏫♥️

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *