A visão de saúde nas terapias holísticas e naturais é uma integração entre corpo, mente e emoções do indivíduo e sua relação com os ambientes e pessoas ao seu redor — e também a alma, para aqueles que acreditam. Dessa forma, também entendemos que a saúde de uma parte do corpo afeta o funcionamento do corpo inteiro, em maior ou menor grau. Nesse post falarei um pouco sobre o que é Reflexologia e como esse tipo de tratamento é benéfico para nossa saúde.
O que é Reflexologia?
A Reflexologia é uma técnica de massoterapia de origem chinesa ou egípcia (não se sabe ao certo, pois seus registros datam de mais de 2 mil anos a.C. nessas duas áreas) que consiste em aplicar pressão em pontos específicos das mãos e dos pés que refletem na saúde de determinadas partes do corpo. Os pontos mais trabalhados são os da palma das mãos e sola dos pés, porém a frente e as laterais também possuem pontos reflexos para diferentes partes do corpo. Esses pontos são os mesmos pontos trabalhados em tratamentos de acupuntura.
Aqui estão os mapas das palmas das mãos e dos pés, retirados dos livros a Bíblia da Reflexologia, de Louise Keet, e Reflexologia das mãos, de Denise W. Brown.



Reflexologia das mãos
Os pontos corporais são os mesmos nos pés e nas mãos, isso facilita a automassagem, já que nem todos podem pagar pelo tratamento ou conhecem alguém que saiba fazê-lo.
Quem pode fazer Reflexologia?
O tratamento de Reflexologia é tanto para atuar em alguma dor ou desconforto quanto para prevenir seu surgimento. Serve também como forma de relaxamento para aliviar tensões e estresse acumulado. Pessoas de todas as idades, inclusive bebês, podem se beneficiar com os tratamentos da Reflexologia.
De modo geral, não há contraindicações para o tratamento. No entanto, gestantes, pessoas em recuperação cirúrgica ou que possuam dores ou problemas físicos devem conversar com seu médico de confiança antes de iniciar esse ou qualquer outro tratamento complementar.
Como fazer o tratamento?
O mais indicado é ter alguém que possa aplicar o tratamento, porém, por ser feito em partes do corpo de fácil alcance, a Reflexologia é um tratamento que a própria pessoa pode fazer em si mesma, desde que saiba como fazê-lo.
A pressão
O nível de pressão varia de acordo com a necessidade e a estrutura das mãos ou dos pés. Mãos e pés adultos aparentemente saudáveis podem receber pressão leve à moderada. É normal que sinta alguma dor em determinados pontos, e em alguns mais do que outros. O grau da dor revela o grau de tensão ou toxina acumulada no local reflexo. Se for um local externo, como ombros, pescoço ou coluna, por exemplo, vale a pena também fazer uma massagem nesses locais. Caso sejam órgãos internos, a melhor opção é pensar em mudanças na alimentação e respiração. Ao fim da massagem, o ideal é que haja uma sensação de leveza e relaxamento no local.
Em crianças e idosos, por serem mais frágeis, o ideal é que a pressão seja suave e não provoque dores. Um leve desconforto seguido de uma sensação de relaxamento é o mais indicado.
O uso de cremes e óleos
Para uma melhor experiência com o tratamento, o ideal é que as mãos e os pés da pessoa que receberá o tratamento estejam limpos, bem como as mãos de quem irá tratá-los, e que se utilize algum creme ou óleo carreador (óleo vegetal) em dose moderada para facilitar o deslizamento das mãos durante a aplicação da técnica. Também podem ser usados óleos essenciais, mas apenas diluídos nos óleos carreadores e em pouca quantidade. Quem quiser unir a massoterapia com a aromaterapia pode utilizar gotas de lavanda para promover relaxamento, ou bergamota para trazer vitalidade.
Concluindo
Saúde é um bem de longo prazo que precisa de constante atenção e vigilância, pois, com exceção de acidentes e questões genéticas, problemas de saúde não surgem da noite para o dia. Adotar um estilo de vida mais saudável como forma de prevenir ou retardar o surgimento de problemas de saúde é tão importante quanto tratar qualquer sintoma que apareça em nosso corpo.
Vale lembrar também que o cuidado com a saúde inicia na mente, através de escolhas conscientes sobre o que nos faz sentir bem ou mal, desde as informações que consumimos até nossos relacionamentos e os alimentos que comemos. A prática de Meditação diária é um excelente cuidado que podemos ter com nossa mente, emoções e corpo, visto que ao relaxarmos a nossa mente o cérebro muda os hormônios e elementos químicos que envia ao resto do corpo, relaxando também outros órgãos. Movimentar o corpo também é essencial, até mesmo para relaxar a mente, e pode ser qualquer tipo de atividade física, não necessariamente academia e musculação, como grande parte das pessoas acredita.
Os cuidados com a saúde precisam ser tratados como prioridades no dia a dia, e não apenas como um “socorro” para males que poderiam ser evitados. Quanto mais cedo reconhecermos a importância da prevenção e respeitarmos nossos corpos, mais chances temos de seguir uma jornada de vida longa e saudável.
