O entendimento de energia “positiva” ou “negativa” nada mais é do que uma identificação do que está em sintonia (positiva) ou fora de sintonia (negativa) com a gente. Não que não exista de fato o mal ou bem estar, mas a percepção pessoal do que é positivo ou negativo tem muito mais a ver com o quanto nos conectamos com tal pessoa, lugar ou situação.
A Terapia Holística admite a influência das energias em toda existência, não só humana como em todos os seres. É muito tentador dizer que tal pessoa ou lugar tem uma “energia negativa”, mas será que essa “energia negativa” não é apenas a nossa energia voltando para nós porque não encontrou raízes no campo energético do outro? São as projeções de nossas próprias limitações que queremos tanto dizer que pertence ao outro e não a nós.
O mesmo vale para a “energia positiva”. É muito mais provável que você receba de volta as boas intenções que emana do que apenas perceber a energia do outro. Lembrando sempre que a percepção energética na terra não é pura, mas sim uma reação à sintonia que temos ou não com a pessoa, local ou situação que estamos percebendo.
Em meu livro Curando, Curado, Curar: Reflexões de uma incessante estudante de Terapias Holísticas (compre aqui) abordo a questão das projeções e como elas norteiam todos os nossos relacionamentos humanos e os acontecimentos da vida como um todo.
Vejo no outro o que, primeiramente, vejo em mim mesmo. Quer seja em abundância ou em falta.