(Resenha de 2020) Esse mês de Outubro é comemorado o Dia do Professor no Brasil, e como professora eu não poderia deixar um mês tão especial como esse passar em branco 👩‍🏫♥️
Para comemorar, irei resenhar TRÊS livros específicos para esses profissionais e convido todos, mesmo quem não segue a carreira do magistério, a conhecer um pouco mais sobre os estudos e criações (sim, teremos um livro não teórico) dessa área.


Educação em Língua Materna é um livro dividido em 8 capítulos + Sugestões de Leitura + Índice Remissivo que trata do ensino da língua portuguesa no Brasil ao lado do nosso “falar brasileiro”.
A sociolinguística é um estudo que analisa o fenômeno da língua —fenômeno porque a língua é viva— na sociedade. Analisa, por exemplo, como a língua é usada em cada situação social, a variação regional, a diferença entre os falantes com educação formal (escola) e informal (apenas ouvindo e reproduzindo a linguagem do seu meio social) e a influência de todas essas diferenças no uso da língua pelos falantes.
Nesse livro, Stella Maris faz um compilado de conhecimentos linguísticos e sociolinguísticos da língua portuguesa, mas sempre se preocupando em deixar claro cada conceito que é abordado, refletindo sobre uma maneira mais consciente do ensino de língua.
E se engana quem acredita que os conceitos apresentados servem apenas para o ensino de português/língua materna. A visão língua+sociedade é essencial para o ensino de qualquer idioma, pois sem sociedade não existe língua, e esta precisa também servir à sociedade que a utiliza, por isso sempre sofre alterações como a criação de novas palavras ou palavras que caem em desuso.
O livro tem por volta de 100 páginas, com letras grandes e linguagem fluída. Além disso, tem também algumas atividades com passo a passo para serem feitas em sala de aula.
Seja um professor de língua ou um curioso, pode ler sem medo que a mensagem principal você vai entender: língua e sociedade andam lado a lado. 🤝

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *